sábado, 10 de abril de 2010

POR QUE / POR QUÊ / PORQUE OU PORQUÊ?

Posted by Cristina C C Vieira on abril 10, 2010 with 2 comments
Observe as frases a seguir:

1. - Por que você não fala comigo?    (frase interrogativa direta)

2. - Você não fala comigo por quê? (final de frase interrogativa)

3. - Gostaria de saber por que você não fala comigo. (frase interrogativa indireta)

4. - Eu não falo com você porque não quero. (explicação)

5. - Não sei o porquê que você não fala comigo. ( o motivo)

Utiliza-se:


  • por que: em frases interrogativas - diretas ou indiretas - e afirmativas;
  • por quê: no final de frases, interrogativas e afirmativas.
  • porque: em orações que explicam algo ou indicam a causa de algo;
  • porquê: quando se trata de palavra substantivada, com o sentido de "motivo, razão".

2 comentários:

Olá!
Fico feliz por sua participação!
É sempre bem-vinda!

Abraços.

Cristina C. C. Vieira