domingo, 4 de abril de 2010

Para não confundir

Posted by Cristina C C Vieira on abril 04, 2010 with 4 comments
Você já ficou na dúvida quando usa-se "para eu" ou "para mim"? Então preste atenção na dica a seguir:


    Na variedade padrão da língua portuguesa, recomenda-se o emprego do pronome pessoal do caso reto eu em expressões como para eu fazer, para eu comer, para eu ler, pois o pronome, nesse caso, exerce a função de sujeito do verbo fazer, do verbo comer, do verbo ler. Pronomes pessoais oblíquos, como mim, são complementos. Assim, empregamos eu e não mim na frase: "Você trouxe o livro para eu ler?".

     Entretanto, há um caso em que a expressão para mim pode ser empregada antes de verbo no infinitivo: quando mim tem valor de complemento e a expressão está deslocada. Veja:

                           Não é fácil, para mim, assistir a tudo e ficar calado.

                  Essa afirmação equivale a:

                          Assistir a tudo e ficar calado não é fácil para mim.

                   Nesses casos de inversão, recomenda-se que a expressão para mim fique entre vírgulas.

     A língua portuguesa é rica em sua estrutura e não é tão difícil assim, deve-se prestar muita atenção ao falar e ao escrever e se alguém consertar a sua fala, não fique chateado, é para o seu próprio bem.

4 comentários:

  1. Olá, cristiana eu tenho um dúvida! na hora de escreve algumas palavras, eu sempre fico com alguma dúvidas tipo: exceçao. Eu tenho uma deficuldade nessa parte. Eu min pergunto muito
    - Será que exceção se escreve com C ou S ?
    eu queria uma dica para não confundi o C com S.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Não há uma dica específica para saber quando usar o C ou S, mas há uma regra ortográfica~. Publiquei no blog no dia 21/04/10, o título é C/Ç ou S/SS?. Espero que ajude.

    ResponderExcluir
  3. Olá, preciso de um exemplo para aprender não confundir o M do N na hora de escrever .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Babyy!

      Só se usa M antes das letras P e B.

      Exemplos: CAMPEÃO
      COMBUSTÍVEL


      Espero que ajude.

      Abraços.

      Excluir

Olá!
Fico feliz por sua participação!
É sempre bem-vinda!

Abraços.

Cristina C. C. Vieira