As relações entre os seres humanos ou entre o ser humano e o mundo são bastante complexas. Para dar conta da complexidade das ideias e das relações, a linguagem necessita de mecanismos próprios. Por exemplo: como indicar que uma ideia se opõe a outra? Como indicar que um fato é a causa ou a consequência de outro?
As conjunções cumprem esse papel, estabelecendo nexos lógicos entre as orações. Elas são, portanto, um dos elementos essenciais para que um texto seja coerente e coeso.
Conjunções coordenativas
1. Aditivas - estabelecem relações de adição, soma (e, nem, mas também)
Ex: A garota não estuda nem trabalha.
2. Adversativas - estabelecem relações de oposição, contraste. (mas, porém, entretanto, contudo, todavia)
Ex: Fui procurá-lo, mas não o encontrei.
3. Alternativas - estabelecem relações de separação, exclusão (ou, ou...ou, já...já, quer...quer)
Ex: Ou você estuda, ou você trabalha.
4. Conclusivas - estabelecem relações de conclusão (logo, pois, portanto, por isso)
Ex: Andou devagar, por isso chegou atrasado.
5. Explicativas - estabelecem relações de explicação, justificativa (que, porque, porquanto, pois)
Ex: Fale baixo, pois o bebê dormiu.
Conjunções subordinativas
1. Causais - expressam circunstâncias de causa, motivo, razão do efeito (porque, como, visto que, já que)
Ex: Como a chuva estivesse muito forte, não fui ao cinema.
2. Comparativas - expressam circunstâncias de comparação (como, que, assim como, (mais, menos) do que
Ex: O pai está mais preocupado do que a mãe (está) com o atraso do filho.
3. Concessivas - expressam circunstâncias de concessão (embora, ainda que, se bem que, mesmo que)
Ex: Mesmo que não haja sol, iremos à praia.
4. Condicionais - expressam circunstâncias de condição (se, caso, contanto que, desde que, a menos que)
Ex: Se você precisar de ajuda, telefone para mim.
5. Conformativas - expressam circunstâncias de conformidade (conforme, como, segundo)
Ex: Nas férias, tudo ocorreu como havíamos previsto.
6. Consecutivas - expressam circunstâncias de consequência (tal, tão, tanto) que, de modo que)
Ex: Chorou tanto, que ficou com os olhos inchados.
7. Finais - expressam circunstâncias de finalidade (para que, a fim de que, que)
Ex: Abrimos as janelas, para que entrasse um pouco de ar na casa.
8. Proporcionais - expressam circunstâncias de proporção (à proporção que, à medida que)
Ex: À medida que envelhece, a prata fica mais bonita.
9. Temporais - expressam circunstâncias de tempo, momento (quando, antes que, depois que, logo que)
Ex: Enquanto as crianças brincavam fiz um bolo para o lanche.
meu deus levei uma hora para achar isso mais consigui achar aqui em , obrigado professora cristina , muito boa queria qe você fosse minha professora , porque minha professora é burra que nem sabe oque iso e manda agente procura kkkk
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirA maioria das professoras são burras, pois elas não sabem e mandam a gente procurar para elas
ExcluirOlá anônimo! As professoras não são burras. Elas pedem para os alunos pesquisarem para que eles possam estudar, saber o que é, pois a maioria dos alunos não gostam de estudar. A pesquisa é uma forma de adquirir mais conhecimento. E eu estou aqui para ajudar.
ExcluirAbraços.
De nada, Thalia.
ResponderExcluirQuando precisar, disponha sempre.
Uhuuu Vlw professora só consegui achar aki mesmo!!
ResponderExcluirMt Obg :)
De nada David.
ExcluirMuito Obrigada mesmo ! Me ajudou muito sua explicação !
ResponderExcluirObrigada Professora Cristina <3
De nada anônimo. Sinta-se sempre à vontade.
ResponderExcluirbrigado professora tava procurando isso para fazer um trbalho valeuuu!
ResponderExcluirDe nada Nataly.
Excluirobrigado achei o que quiria
ResponderExcluirobrigado prof.Cristina!!!!1
ResponderExcluirDe nada João Gabriel!
Excluirnum tindi
ResponderExcluirOlá anônimo! Bom, para quem escreve "Num tindi" fica complicado mesmo entender algo. Leia com bastante calma, para poder entender.
ExcluirE, tente não digitar ou escrever fora dos padrões da língua portuguesa, pois isso o ajudará bastante e ler também ajudará.
Fica a dica!
Muito obrigada ! me ajudou bastante.
ResponderExcluirGrata .
obrigado professora cristina você me ajudou muito!
ResponderExcluirDe nada Breno! Sinta-se sempre à vontade.
Excluirobrigado professora cristina você me ajudou muito
ResponderExcluirMuito obrigado, ajudou muito!
ResponderExcluirDe nada Igor.
Excluirobrigada ,professora suas explicações são claras e objetivas .
ResponderExcluirDe nada, Eliane.
Excluirvocê pode me dar dicas para como fazer uma boa conclusão e uma boa introdução para meu trabalho sobre conjunções ?
ResponderExcluirAnônimo, depende do tipo de trabalho. Se for um artigo referente as conjunções, é mais teórico, se for um trabalho com explicações e exemplos é diferente. Como é o seu trabalho? Se for em cartaz, basta você colocar o que é conjunção; os tipos de conjunções com exemplos. Agora, se for um artigo, ou um texto, você deverá iniciar a sua introdução dizendo o que são conjunções, por exemplo: "Na língua portuguesa, há 10 classes gramaticais, dentre elas, as conjunções. As conjunções estabelecem relações entre as orações, introduzindo um sentindo a frase".
ExcluirEm relação a conclusão você poderá colocar, da seguinte forma: "Portanto, as conjunções, além de estabelecerem sentidos as orações, e dão coesão e coerência a frase e, consequentemente, ao texto."
Espero tê-lo ajudado.