sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Coração de chocolate

Posted by Cristina C C Vieira on dezembro 10, 2010 with 1 comment


Coração de chocolate
bate, bate
bate, bate
Coração de tablete
pelos amigos se derrete
O teu coração é como algodão
docinho, fofinho
O teu coração é como bombom
docinho, cheinho
De ternura, amizade e amor
Do carinho, às vezes, do licor
E se o teu coração precisar do meu
O meu será só teu
Coração de chocolate
bate, bate
bate, bate
Coração de tablete
pelos amigos se derrete
O meu coração é como algodão
docinho, fofinho
O meu coração é como edredon
quentinho, cheinho
Da magia, do sonho e beleza
De alegria, às vezes, tristeza
E se o meu coração precisar de ti
Estás sempre aqui.


      Este vídeo "infantil" é um exemplo do falar, no caso cantar, da língua portuguesa de Portugal. Observem os fonemas de algumas palavras, como bate, tablete, derrete, entre outras, são fechados e aqui são mais abertos.
      
       A nova ortografia, como o próprio nome já menciona, é a respeito da escrita, portanto, não há modificações na oralidade.

        E em relação a mensagem que o vídeo transmite? Parece ser um vídeo bem inocente, para entreter a criança, mas se prestarmos atenção, a mensagem transmitida é belíssima, pois uma amizade verdadeira perdura ao longo dos anos, e, pode iniciar em qualquer fase da nossa vida. As palavras utilizadas na canção tocam profundamente o coração, dessa forma, as pessoas podem se identificar ou não com a letra da música. 

Um comentário:

  1. A minha filhota gosta muito dessa música.
    Permita- me uma observação, a letra da música tem erros, p.ex.
    não é " do carinho,às vezes" mas sim, "de carinho, em vez".
    E não é "da magia, do sonho e beleza" mas sim "de magia, de sonho e beleza".
    E não é "Estás sempre aqui" mas sim " Tu estás sempre aqui".
    Peço desculpa alguma coisa, mas da forma que está a letra nao se consegue cantar bem a música.
    Concordo plenamente consigo em relação à mensagwm transmitida pela música.
    Cumprimentos SM

    ResponderExcluir

Olá!
Fico feliz por sua participação!
É sempre bem-vinda!

Abraços.

Cristina C. C. Vieira