quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Autismo

Posted by Cristina C C Vieira on dezembro 30, 2010 with 2 comments
      Este ano foi muito importante para mim, principalmente no lado pessoal, mas gostaria de "fechar" o ano com um assunto muito importante para a Educação: o autismo.
          Ao longo da minha jornada profissional, aprendi a lidar com várias situações a respeito do relacionamento professor/aluno, e não é muito fácil, há os prós e os contras, entretanto faz parte da profissão. Há muitos distúrbios, diagnosticados por médicos especializados, em crianças e adolescentes, que faz parte da modernidade. Nem todos os profissionais da Educação estão preparados para lidar com isso, então devemos estudar e buscar conhecer sobre o assunto e, assim, poder lidar com a diversidade em sala de aula.
       Um desses distúrbios é o autismo. Sempre ouvi falar sobre o autismo, mas não conseguia saber exatamente as características desse distúrbio. Por esse motivo, fui buscar conhecimento sobre o assunto. 
       O interessante é que recebi por e-mail um vídeo mostrando um menino autista. Esse vídeo emociona, mas também exemplifica perfeitamente a como se comporta um autista. Postarei aqui esse vídeo com a explicação de como foi feito para que você leitor possa entendê-lo.
       Além do vídeo, colocarei uma breve explicação sobre o que é o autismo, com o intuito de esclarecer e ajudar a entender esse tema.

       Obrigada por tudo em 2010. Espero que tenha conseguido ajudar você nas suas dúvidas e questionamentos. Que 2011 seja maravilhoso para todos nós!


                                O que é Autismo?

      O autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano que se manifesta durante toda a vida. É caracterizado por um quadro comportamental peculiar, que envolve sempre as áreas de interaçãpo social, da linguagem/comunicação e do comportamento, em graus variáveis de severidade. O autismo é encontrado em todo o mundo e em famílias de todas as raças, etnias e classes sociais, sendo mais comum em meninos do que meninas.
  
       O autismo, atualmente, é bem mais conhecido, porém ele surpreende pela diversidade de características que pode apresentar e pelo fato de, na maioria das vezes, a criança autista ter uma aparência bastante normal.
       Quando as crianças com autismo crescem, desenvolvem sua habilidade social em extensão variada.

  • Algumas crianças permanecem indiferentes ao que se passa na vida;
  • Se comportam como se outras pessoas não existissem;
  • Olham através delas como se não estivesse lá;
  • Não reagem a alguém que fale com elas ou chame pelo nome;
  • Suas faces mostram muito pouco de suas emoções, exceto se estiverem muito bravas ou agitadas;
  • São indiferentes ou têm medo de seus colegas.

     O ponto crucial do autismo são os desvios qualitativos na socialização, que pode gerar falsas interpretações. Isso significa a dificuldade em relacionar-se com os outros, a incapacidade de compartilhar sentimentos, gostos e emoções e a dificuldade na discriminação de diferentes pessoas.

      As difuculdades das pessoas com esse distúrbio são:

  • Dificuldades qualitativas na comunicação;
  • Interação social;
  • Dificuldades no uso da imaginação (a chamada tríade);
  • Apresentam problemas comportamentais (por exemplo, o simples fato de desejarem algo e não conseguirem comunicar, pode ocasionar atitudes de auto-agressão ou, mesmo, de agressão aos outros.
     A criança autista não tem uma comunicação verbal e não verbal, ou seja, não consegue conversar, fazer gestos, expressões faciais, e nem há uma linguagem corporal.

      Sobre o vídeo:

   O filme "Amargo Pesadelo" estava sendo rodado no interior dos Estados Unidos. O diretor fez a locação de um posto de gasolina nos confins do mundo, onde aconteceria uma cena entre vários atores contracenando com o proprietário do posto, onde ele também morava com sua mulher e filho (este era autista e nunca saía do terreno da casa).
    Num dos cortes para refazer a cena do abastecimento, um dos atores, que sendo músico sempre andava acompanhado do seu instrumento de cordas, aproveitando o intervalo da gravação e tendo percebido a presença de um garoto que dedilhava um banjo na varanda da casa aproximou-se e começou a repetir a sequência musical do garoto.
    Como houve uma 'resposta musical" por parte do garoto, o diretor captou a importância da cena e mandou filmar. O restante vocês verão no vídeo.
     Atentem para alguns detalhes:

  • O garoto é verdadeiramente um autista;
  • Eele não estava nos planos do filme;
  • A alegria do pai curtindo o duelo dos banjos... dançando;
  • A felicidade da mãe captada numa janela da casa;
  • A reação autêntica de um autista quando o ator;
  • O músico quer cumprimentá-lo.
    A equipe parou num posto de gasolina para abastecer e aconteceu a cena mais marcante que o diretor teve a felicidade de encaixar no filme.
    Vale a pena o duelo, a beleza do momento e, mais que tudo, a alegria do garoto.
    Repare na sua expressão. No início está distante, mas, à medida que toca o seu banjo, ele cresce com a música e vai se deixando levar por ela, até transformar a sua expressão num sorriso contagiante, transmitindo a todos a sua alegria.
    A alegria de um autista, que é resgatada por alguns momentos, graças a um violão forasteiro. O garoto brilha, cresce e exibe o sorriso preso nas dobras da sua deficiência, que a magia da música traz à superfície.
    Depois, ele volta para dentro de si, deixando a sua parcela de beleza eternizada "por acaso" no filme "Amargo Pesadelo" (Ano: 1972).
     Podemos ver no filme a presença dos atores John Voigt e Burt Reynolds.

2 comentários:

  1. Michelle,

    Lendo seu blog, resolvi te escrever para pedir ajuda na divulgação de um projeto sobre crianças com necessidades especiais.

    O projeto trazido ao Brasil por um fotógrafo chama-se Special Kids e tem como objetivo fazer a inclusão de crianças autistas, down, cadeirantes, etc através da fotografia. O projeto capacita fotógrafos de todo o Brasil para atividades com as famílias de crianças especiais.

    Para maiores detalhes acesse www.specialkidsphotography.com.br

    Se puder divulgar no seu blog, agradeço.

    abs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Michele

    Entrei no site e gostei muito do projeto. Não conhecia. Pode deixar que divulgarei aqui no meu blog.

    ResponderExcluir

Olá!
Fico feliz por sua participação!
É sempre bem-vinda!

Abraços.

Cristina C. C. Vieira