sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dicas para Redação

Posted by Cristina C C Vieira on abril 23, 2010 with No comments
   Há três conceitos em relação ao tipo de texto a ser escrito: Descrição, Dissertação e Narração.

Descrição é o texto no qual se apontam as características que compõem um determinado objeto, pessoa, ambiente ou paisagem.

Dissertação é a composição na qual se expõem ideias gerais, seguidas da apresentação de argumentos que a comprovem. A dissertação é um discurso lógico, ou seja, segue uma ordenação. Além disso, deve apresentar uma ideia, um posicionamento sobre determinado assunto. Esse tipo de texto exige a discussão do tema por meio de argumentos a serem desenvolvidos. O escritor terá de convencer o leitor (examinador) do seu ponto de vista, da sua opinião. A dissertação pressupõe que o escritor tenha conhecimento sobre o assunto, saiba refletir e organizar as suas ideias de forma lógica e coerente.

Narração é o texto no qual se conta um ou mais fatos que ocorreram em determinado tempo e lugar, envolvendo personagens. Elementos básicos da narração: fato, tempo, lugar, personagens, causa, modo, consequências.

Elementos importantes para uma boa composição de texto

    Para uma boa redação, você deve cuidar, principalmente, dos seguintes aspectos:

    1º) clareza;
    2º) concisão;
    3º) evitar o coloquialismo;
    4º) evitar o uso de clichês;
    5º) evitar repetição de palavras;
    6º) não usar gírias.


    O que se entende por clareza?

     É a qualidade de transmitir o pensamento de forma compreensível. Aplique as seguintes técnicas:

      1º) Reflita sobre o tema que irá desenvolver; reúna as ideias; coloque-as de modo coerente. Nesse momento, é essencial utilizar rascunho ou fazer um esquema.
    2º) Construa frases curtas. Períodos longos podem acabar gerando confusão.
    3º) Empregue somente aquelas palavras que você tem certeza do significado.
        4º) Cuide para que a oração não seja ambígua.
        5º) Evite o uso de gerúndios e dos pronomes possessivos seu, sua, seus, suas, pois normalmente causam ambiguidades.

     O que se entende por concisão?

      Consiste em expressar a ideia com o menor número de palavras nas orações.

     Evite coloquialismos, clichês (frases prontas, banalizadas pelo uso frequente) e repetição de palavras (o pronome relativo que é a palavra mais repetida nas redações). Evite repetir a palavra coisa. Eis um exemplo a ser evitado:

Existem muitas coisas que não nos damos conta, e uma delas é que descobrimos coisas novas todos os dias. Achamos então que sabemos bastante e acabamos fazendo coisas de que nos arrependemos mais tarde.

      Não use gírias em sua redação, apesar de ser um meio de expressão legítimo até mesmo na linguagem escrita (narração, por exemplo). A gíria não deve ser usada principalmente nas dissertações, tipos de textos que pressupõem uma linguagem formal. Evite, também, o uso de provérbios. Exemplo:

Na real, vivemos num mundo globalizado, no qual recebemos mais não do que sim, mas não podemos desistir, porque água mole em pedra dura tanto bate até que fura.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá!
Fico feliz por sua participação!
É sempre bem-vinda!

Abraços.

Cristina C. C. Vieira