quinta-feira, 29 de abril de 2010

Emprego do pronome demonstrativo em relação ao tempo

Posted by Cristina C C Vieira on abril 29, 2010 with 6 comments

    Este(s), esta(s) e isto são empregados para indicar o tempo presente em relação ao momento em que se fala.


   Esta semana está passando tão rápido! (a semana presente)

   Esta manhã está linda! (a manhã presente)

   Este ano será maravilhoso! (o ano presente)


  Esse(s), essa(s) e isso são empregados para indicar o tempo passado ou futuro em relação ao momento em que se fala: 

   Nessa noite irei a um baile. (uma noite futura)

   Nessa noite não dormi nada. (uma noite passada) 

   Nesse ano tive várias realizações. (um ano passado) 


  Aquele(s), aquela(s) e aquilo são empregados para indicar um tempo distante do momento em que se fala:

   Naquele dia, não sei como tive forças para continuar. (um dia distante)

   É, aquele foi um ano muito difícil. (um ano distante)

6 comentários:

  1. Olá professora. Eu sou de Brasília e minha profissão é a engenharia.
    Como a maioria de meus colegas de graduação, não tenho o português como uma de minhas matérias favoritas. Mas por motivos de força maior (concursos), estou tendo que rever vários detalhes dessa matéria e tenho uma dúvida.
    Sobre a definição de pronomes demonstrativos (no domínio de tempo), encontrei uma definição, em outro site, para os pronome demonstrativos de 1° pessoa.
    Embora concorde com a definição apresentada no teu site, quero estar certo de que a definição abaixo está errada. Segue:
    -> "Este" e suas flexões referem-se ao tempo presente ou futuro. Exemplos:
    Nestas próximas semanas, estarão ocorrendo as inscrições para o concurso da polícia civil.

    Não concordo que o pronome demonstrativo "este", possa ser utilizado na frase acima. Na minha opinião, como se trata de um tempo futuro, deveria ser: "Nessas próximas semanas...", assim como "Nesse ano que vem, terminarei meus estudos....".
    E aí professora, estou certo ou errado???
    Desde já, agradeço tua atenção.

    ResponderExcluir
  2. Olá Santilheno!

    Para esclarecer melhor o conceito, os pronomes demonstrativos, em relação ao tempo, podem ser utilizados da seguinte forma:

    a) os pronomes este(s), esta(s) e isto indicam o presente em relação ao emissor, veja o exemplo:

    Jamais esquecerei este momento.

    b) os pronomes esse(s), essa(s)e isso indicam o tempo passado ou futuro relativamente próximo ao momento em que o emissor fala, veja o exemplo:

    Ontem festejei meus quinze anos. Jamais esquecerei esse momento.

    c) os pronomes aquele(s), aquela(s) e aquilo indicam um tempo distante em relação ao momento em que o emissor fala:

    Há vinte anos festejei meus quinze anos. Jamais esquecerei aquele momento.


    Há outra forma de utilizar o pronome demonstrativo, que é em relação à fala ou à escrita. Observe:

    a) os pronomes este(s), esta(s) e isto indicam o que ainda vai ser falado ou escrito.

    Os assuntos da próxima reunião serão estes: indisciplina e evasão de alunos.

    b) os pronomes esse(s), essa(s) e isso indicam o que já foi falado ou escrito.

    Indisciplina e evasão de alunos: esses foram os assuntos da última reunião.

    c) os pronomes este e aquele referem-se a elementos já mencionados na fala ou na escrita. Este indica o mais próximo; aquele, o mais distante.

    Literatura e Matemática me fascinam: esta me desenvolve o raciocínio; aquela, a sensibilidade.


    Santilheno, em relação a sua frase "Nessas próximas..." o pronome foi usado corretamente, pois indica um tempo relativamente próximo ao momento em que se fala. Agora, em relação a segunda frase "Nesse ano que vem...", não empregamos o pronome demonstrativo e sim a contração da preposição em + artigo definido o, ou seja, no. Então, a frase ficaria da seguinte forma: "No ano que vem, terminarei meus estudos." A expressão "no ano que vem" é uma locução adverbial que indica circunstância de tempo e por este motivo a locução adverbial é separada por vírgula, para ser destacada.

    Espero que tenha conseguido elucidar suas questões. Qualquer dúvida sinta-se à vontade.

    Boa sorte em seus estudos e nos concursos.

    ResponderExcluir
  3. Caramba... Ensinou de forma clara e precisa...
    Tirou todas minhas dúvidas.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. De nada!

    Que bom que consegui ajudá-la. Disponha sempre.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Eu observei o seguinte tópico em um livro:

    A contração NISTO ao invés de NISSO é frequentemente empregada em função circunstancial. Como assim prof?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Junior! A função circunstancial se refere a função de advérbio.

      Nisto ou nisso – são empregados com o mesmo significado de NESTE MOMENTO ou NESSE MOMENTO, mas o NISTO é para uma situação bem perto, próximo e NISSO é para uma situação mais distante, com valor adverbial.

      Exemplos: Nisto (neste momento) ela chegou e encontrou a criança chorando.
      Nisso (naquele momento) já tinha terminado a palestra.

      Espero que tenha ajudado.

      Abraços.

      Excluir

Olá!
Fico feliz por sua participação!
É sempre bem-vinda!

Abraços.

Cristina C. C. Vieira