quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Leitura e Produção Textual

Posted by Cristina C C Vieira on janeiro 19, 2012 with No comments
1.   OBJETIVO
  • Toda a atenção dispensada à leitura é da maior importância, e ela deve ser tratada como um fio em si. Portanto, toda semana, será trabalhada a leitura em 1 tempo de aula, pois o objetivo do trabalho com textos é criar o gosto pela leitura, de acordo com o PCN.
  • Desenvolver o hábito da leitura.
  • Criar o gosto pela leitura.

  1. Níveis de leitura

Há diferentes níveis de leitura. Por exemplo, a leitura de uma notícia de jornal pede uma objetividade que passa longe da forma como se lê uma poesia, marcado pelas inúmeras possibilidades de interpretação.

  1. Sugestões de atividades para trabalhar a diversidade de textos:

a)    Leitura colaborativa: o professor lê um texto com a turma, ao longo da atividade, questiona os alunos sobre o conteúdo do que se leu. Isso permite que o professor destaque alguns recursos de linguagem (como as repetições intencionais ou metáforas) e ensine como se faz o trabalho de compreensão de texto.
b)    Leitura em voz alta pelo professor: ao ler com a turma o professor oferece um melhor entendimento da obra, pois compartilha com seus alunos as eventuais dificuldades de um texto mais longo e complexo.
c)     Leitura programada: ideal para discutir coletivamente um texto considerado difícil, o professor segmenta uma obra em partes, e cada aluno lê um trecho. Durante os intervalos, o professor pode explicar como a obra foi feita, em qual época, que foi o impacto, na ocasião, sem quebrar a dinâmica da leitura.
d)    Leitura de escolha pessoal: o professor seleciona um gênero ou autor e faz um pequeno resumo de cada obra, para os alunos escolherem segundo os próprios critérios. A segunda parte dessa atividade se dá quando cada grupo que leu a mesma obra expõe suas opiniões: o que mais apreciou a narrativa, quais os pontos de encontro com as obras lidas pelos grupos, entre outros.

  1. Produção textual

a)    Transcrição: pode parecer chato, enfadonho, mas o trabalho de transcrever um texto escolhido pelo professor exige que o aluno se concentre para ser fiel às palavras e à pontuação. É o primeiro passo para ele observar o que o autor está dizendo e de que forma faz isso. Tomar notas de aula também é uma transcrição.
b)    Reprodução: ao fazer um resumo do texto original, o estudante estará treinando a concisão e a objetividade.
·         Sinopse de filme ou livro; adaptação de um conto para texto teatral também são exercícios de reprodução.
c)     Decalque: nesse modelo, freqüentemente usado na vida cotidiana em cartas comerciais ou requerimentos, a estrutura formal do texto já existe, permitindo que o aluno se concentre na expressão (“como dizer”). A função desse exercício é mostrar como se aprende a escrever também imitando o que já foi feito.
·         Paródias, como as feitas em programas humorísticos a personagens da vida real, publicidade e a encenação de piadas também são decalques.
d)    Autoria: aqui o aluno terá autonomia para desenvolver o próprio texto, tanto no plano do conteúdo (“o que dizer”) quanto no da expressão (“como dizer”).
     


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Cristina C. C. Vieira