Resenha crítica é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo e na crítica, formulando o resenhista um conceito sobre o valor do livro.
A resenha, em geral, é feita por cientistas que, além do conhecimento sobre o assunto, têm capacidade de juízo crítico. Também pode ser feita por estudantes; neste caso, como um exercício de compreensão e crítica. Para iniciar-se nesse tipo de trabalho, a maneira mais prática seria começar por resenhas de capítulos.
O resenhista deve resumir o assunto e ressaltar as falhar, sem entrar em muitos pormenores, pois o seu objetivo é informar. Deve ter competência no assunto, mas isso não lhe dá direito de fazer juízo de valor ou de deturpar o pensamento do autor.
A resenha crítica apresenta uma estrutura ou roteiro:
1. Referência bibliográfica:
Autor(es)
Título (subtítulo)
Imprensas (local da edição, editora, data)
Número de páginas
Ilustrações (tabelas, gráficos, fotos, etc.)
2. Credenciais do autor
Informações gerais sobre o autor
Autoridade no campo científico
3. Conhecimento
Resumo detalhado das ideias principais
Do que trata a obra? O que diz?
Tem alguma característica especial?
Como foi abordado o assunto?
Exige conhecimentos prévios para entendê-los?
4. Conclusão do autor
O autor faz conclusões? (ou não?)
Onde foram colocadas? (final do livro, dos capítulos)
Quais foram?
5. Quadro de referência do autor
Modelo teórico
Que teoria serviu de embassamento?
Qual método utilizado?
6. Apreciação
a) julgamento da obra
Científica, didática, de divulgação
Como se situa o autor em relação:
- às escolas ou correntes científicas, filosóficas, culturais?
- às circunstâncias culturais, sociais, econômicas, históricas etc?
b) Mérito da obra:
Qual a contribuição dada?
Ideias verdadeiras, originais, criativas?
Conhecimentos novos, amplos, abordagem diferente?
c) Estilo
Conciso, objetivo, simples?
Claro, preciso, coerente?
Linguagem correta?
Ou o contrário?
d) Forma
Lógica, sistematizada?
Há originalidade e equilíbrio na disposição das partes?
e) Indicação da obra
A quem é dirigida: grande público, especialistas, estudantes?
f) Qual o sistema utilizado para fazer o trabalho?
Quantas vezes leu o livro?
Leu tudo de uma vez?
Adquiriu conhecimentos?
Reforçou conhecimentos anteriores?
OBS: A redação deve ser dissertativa, clara e direta. Não resposnder às perguntas ponto por ponto. Elaborar um texto contínuo.
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Cristina C. C. Vieira