domingo, 1 de maio de 2011

Histórias em quadrinhos

Posted by Cristina C C Vieira on maio 01, 2011 with No comments
     Os quadrinhos são uma forma de linguagem que usa desenhos para narrar um caso ou um episódio qualquer. Sempre que duas imagens são desenhadas uma após a outra, criando uma sucessão de quadros, uma sequência gráfica, trata-se de uma história em quadrinhos. É exatamente por isso que os quadrinhos ficaram conhecidos como arte sequencial.

      Ao contrário dos desenhos animados, em que as figuras são fotografadas para dar agilidade aos personagens, nos quadrinhos, o que faz movimentar as figuras a cada episódio é a nossa leitura, a nossa imaginação.

    Os quadrinhos são uma forma de linguagem que usa desenhos para narrar um caso ou um episódio qualquer. Sempre que duas imagens são desenhadas uma após a outra, criando uma sucessão de quadros, uma sequência gráfica, trata-se de uma história em quadrinhos. É exatamente por isso que os quadrinhos ficaram conhecidos como arte sequencial.    Os quadrinhos têm em cada país um nome diferente. Nos Estados Unidos, são chamados comic strips (tiras cômicas); na França, bandes dessinées (bandas ou tiras desenhadas); na Itália, fumetti, nome que faz referência aos balõezinhos que saem da boca das personagens, indicando sua fala; na América espanhola, historieta; no Japão, mangá; em Portugal, história aos quadradinhos, na Espanha, tabeó. No Brasil, toda revista em quadrinhos chama-se gibi. O nome pegou porque, em 1938, no Rio de Janeiro, foi lançada uma revista em forma de quadrinhos que tinha esse nome e fez o maior sucesso entre as crianças e adolescentes. A palavra gibi caiu na boca do povo e virou sinônimo de revista de história em quadrinhos. O significado mais antigo de gibi é "moleque".


  


     

0 comentários:

Postar um comentário

Olá!
Fico feliz por sua participação!
É sempre bem-vinda!

Abraços.

Cristina C. C. Vieira