quarta-feira, 11 de julho de 2012

Para que servem as orações coordenadas?

Posted by Cristina C C Vieira on julho 11, 2012 with 2 comments
As orações coordenadas, por estabelecerem relações sintáticas e lógicas mais simples do que as subordinadas, são frequentemente empregadas em textos que visam à comunicação direta com o público.

É o caso, por exemplo, de textos como receitas, folhetos informativos, cartazes e até mesmo o do jornal falado de rádio e televisão. Nesses textos, quando não se emprega o período simples, a preferência normalmente é pelo período composto por coordenação.

2 comentários:

  1. Muito boa explicação! Comecei a notar que as pessoas gostam mais dos meus textos quando contêm orações coordenadas. Sou engenheiro e estou me interessando por gramática apenas agora durante o doutorado. Aquelas estruturas lógicas eram muito confusas para mim na escola. Todos os textos que estudávamos na escola eram muito complexos e pareciam incentivar os alunos a escreverem de forma rebuscada. Tudo o que eu quero é ser entendido e escrever textos concisos. Depois de escrever uma tese de mestrado exagerada, com 400 páginas, percebi que o meu domínio da língua portuguesa era miserável.

    Estou tentando consertar isso.

    alexandrecvl@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz em saber que, de alguma forma, consegui ajudá-lo.

      Abraços.

      Excluir

Olá!
Fico feliz por sua participação!
É sempre bem-vinda!

Abraços.

Cristina C. C. Vieira