sexta-feira, 22 de abril de 2011

Por que aprender Língua Portuguesa?

Posted by Cristina C C Vieira on abril 22, 2011 with No comments

   "Como sabemos, ensinar a ler, compreender e produzir textos que levem o aprendiz à reflexão, à construção e à reconstrução de novos significados é na realidade um grande desafio que se apresenta a todos os professores, em particular àqueles responsáveis pelo ensino da Língua Portuguesa. No entanto, compartilhamos a ideia de Pasquier e Dolz (1996) de que devem estar ao alcance de todo indivíduo escolarizado a capacidade de ler e de compreender um texto adequadamente, bem como a capacidade de produzir um texto coerente e adequado à situação de produção, desde que lhe ofereçamos as condições de ensino-aprendizagem adequadas. Em relação à construção de um texto, referimo-nos ao texto escrito e ao texto oral, pois não se pode negar que não só a linguagem escrita apresenta coerência, mas também a linguagem oral, que, segundo Marcuschi (2000), não é um amontoado de enunciados, mas, ao contrário, uma estrutura organizada e coerente.
     Dessa forma, entendemos que o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa se constitui como um processo que visa possibilitar ao aluno a compreensão de aspectos relevantes na construção de um texto, tanto os de natureza linguística como os discursivos, bem como a reflexão sobre temas diversos, práticas sociais e de linguagem, além da referência às diferentes condições de produção do discurso".
                                                                         Silva, 2003.


   E para que aconteça este aprendizado, necessitamos de uma proposta pedagógica.
 Partimos do princípio de que estamos continuamente adquirindo conhecimentos e aprendendo habilidades de que precisamos no decorrer da vida. Aprender, nesse sentido, significa ter a possibilidade de utilizar os conteúdos em outros contextos, para solucionar problemas pelos quais passa todo usuário da língua em dada sociedade.
    E para um bom planejamento é preciso que entendamos os conteúdos como conceituais, procedimentais e atitudinais.

  •    Conteúdos conceituais
     "Por conteúdos conceituais entendemos aquele que constituem o conjunto de conceitos e de definições relacionados aos saberes socialmente construídos. Os conteúdos conceituais são fundamentais no processo de construção de representações significativas pelos alunos, desde que sejam estudados contextualizados e sua relevância identificada tanto por querem ensina como por quem aprende".
                                                                        Moretto: 2002.


     Em outras palavras, a aprendizagem de conteúdos conceituais requer clareza daquilo que deve ser ensinado.

  • Conteúdos procedimentais
     "Os conteúdos procedimentais designam conjuntos de ações, de modos de atuar com a finalidade de alcançar metas. Trata-se de conhecimentos aos quais nos referimos ao saber fazer as coisas (com as coisas ou acerca das coisas, as pessoas, as informações, as ideias, os números, a natureza, os símbolos, os objetos etc.) e sua aprendizagem vai supor, em última análise, que saberão usá-los e aplicá-los em outras situações, para alcançar metas. Neles agrupamos as habilidades ou as capacidades básicas para atuar de alguma maneira, estratégias que as pessoas aprendem para solucionar problemas ou as técnicas e atividades sistematizadas relacionadas com aprendizagens concretas. É lógico pensar que os procedimentos fazem parte do currículo porque com eles, uma vez aprendidos de maneira significativa, os alunos saberão fazer coisas. Saberão, por exemplo, fazê-las funcionar, transformá-las ou produzi-las, medi-las, observá-las, representá-las graficamente, organizá-las, lê-las, elaborá-las etc."

                                                                          Valls: 1996.

     Em outras palavras, trabalhar conteúdos procedimentais significa incluír regras, técnicas, métodos, habilidades e estratégias no desenvolvimento do trabalho pedagógico.

  • Conteúdos atitudinais

     "A escola forma para a vida e para a vivência plena da cidadania. Essa é uma sentença constantemente pronunciada por educadores. Nela está embutida a ideia da formação para os valores, como o respeito, a solidariedade, a responsabilidade, a honestidade etc. Nela está também o conceito de formação das atitudes, isto é, a predisposição do sujeito para atuar de certa maneira. (...) Quando se fala em conteúdos atitudinais, não são conteúdos a serem trabalhados isoladamente, mas no contexto dos outros, vistos no processo de ensino".

                                                                       Moretto: 2002.


    Em outras palavras, os conteúdos atitudinais referem-se ao trabalho com valores, atitudes e normas.


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