quarta-feira, 13 de abril de 2011

A língua portuguesa de uma forma divertida

Posted by Cristina C C Vieira on abril 13, 2011 with No comments


Muito bom esse vídeo. Ele ensina de uma forma divertida.


1. PLURAL METAFÔNICO



A Letra o (ô) tônico fechado de alguns substantivos no singular muda para a letra o (ó) aberto no plural. Exemplos de plurais metafônicos: o tijolo (ô) / os tijolos (ó); o ovo (ô) / os ovos (ó); o osso (ô) / os ossos (ó) etc. Não mudam o timbre: acordos, bolos, bolsos, choros, confortos, contornos, dorsos, esboços, esgotos, esposos, estojos, ferrolhos, globos, gostos, gozos, rolos, repolhos e todos.


2. Senão


1) Luta, senão estás perdido. (do contrário / de outro modo)


2) Não era ouro nem prata, senão ferro. (mas sim)


3) Ninguém, senão os irmãos Correa, compareceram à cerimônia. (exceto / salvo / a não ser)


4) Não encontrei um senão na apresentação da peça. (defeito / falha)


Se não: Usa-se em frases que indicam condição, alternativa, incerteza, dúvida.


5) Se não for possível despachar a mercadoria, telefone-me. (condição)


6) Havia dois jogadores, se não três. (incerteza)





3. Pleonasmo pode ser tanto uma figura de linguagem quanto um vício de linguagem. O pleonasmo é uma redundância (proposital ou não) em uma expressão, enfatizando-a.



4. Bastante / bastantes


Quanto à concordância, bastante pode ser advérbio e será invariável, tendo significado equivalente a “muito”. Ou então, será adjetivo e, portanto, concordará com o substantivo a que estiver se referindo.


Não é muito comum vermos o emprego de bastantes, mas o certo é que sempre quando vier como adjetivo concordará em gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural) com o substantivo. Assim, orações como: Nós tivemos bastante chances de concorrer, Teremos bastante comidas para serem servidas, Não há bastante cadeiras nessa sala, Você tem bastante livros, Estou com bastante problemas para resolver, não estão sendo empregadas corretamente!


Muitas vezes, as pessoas não dizem “bastantes” dessa forma, no plural, por achar que o termo, por si só, já incita algo abundante.


Já como advérbio, ou seja, quando modifica adjetivo, verbo ou outro advérbio, “bastante” não varia e é indicativo de intensidade: Eles estão muito/bastante felizes, Ela fala bastante/muito, Eles gostaram muito/bastante deles, etc.


Na dúvida, é só colocar “muito” antes da palavra, ou seja, no lugar de “bastante”. Se “muito” for para o plural, assim também será com “bastante”.






5. Concordância do verbo ser com sentido de hora



É meio-dia.


É meio-dia e meia.


São três horas.


É uma hora.


Daqui ao colégio são dois quilômetros.


De 1970 a 1990 foram tempos difíceis.



Na indicação de hora, período de tempo e distância, o verbo ser concorda com o predicativo e torna-se impessoal, sem sujeito.





0 comentários:

Postar um comentário

Olá!
Fico feliz por sua participação!
É sempre bem-vinda!

Abraços.

Cristina C. C. Vieira