domingo, 10 de outubro de 2010

Aposto e Vocativo

Posted by Cristina C C Vieira on outubro 10, 2010 with 3 comments
Já ouviu falar nos termos aposto e vocativo?

No cotidiano utilizamos bastante.


Aposto é uma palavra ou expressão que explica ou esclarece, desenvolve ou resume outro termo.

Ex: André, aluno esforçado, jamais se atrasara na escola.

      O comerciante, homem de bem, tratava bem os clientes.

      O rio Negro, afluente do Amazonas, banha Manaus.


Vocativo 

    A palavra vocativo vem da palavra latina vocare, que quer dizer "chamar". Assim, o vocativo é a palavra (ou expressão) com a qual chamamos pessoas, animais ou coisas aos quais nos dirigimos.

Ex: Juca! Por que você fez isso?

     Ei, garoto, venha aqui depressa!

     Meu Deus, me ajude!

3 comentários:

  1. Cristina, bom dia!
    Meu nome é Aline, eu sou do interior do Amazonas e estou concluindo o curso de Letras. Meu TCC será sobre vícios de linguagem, no momento estou precisando saber onde posso encontrar livros sobre o tema, na minha cidade não temos biblioteca e fica tudo mais difícil, agradeceria se vc pudesse indicar alguns autores para ajudar na minha pesquisa. grata.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Aline,

    Irei te ajudar. Vou verificar bibliografia sobre o tema para você.

    Disponha sempre.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Aline,

    Eu tenho os seguintes livros com o assunto sobre vicios de linguagem:

    1. Moderna Gramática Portuguesa
    Evanildo Bechara
    Editora Lucerna, 1999 - Rio de Janeiro

    2. Comunicação em prosa moderna
    Othon M. Garcia
    Editora FGV, 20. ed. - Rio de Janeiro,
    2001

    3. Guia dos curiosos: Língua Portuguesa
    Marcelo Duarte - São paulo: Editora panda,
    2003

    Há um artigo sobre tautologia aqui no meu blog, que de repente pode ajudá-la também. Você já deve ter visto vários sites que falam sobre vicios de linguagem, tente buscar e utilizar sites voltados para a língua portuguesa e você mesma conseguirá fazer filtragem sobre o que vale ou não a pena, mas se precisar de ajuda, quanto a sites também, é só enviar uma mensagem para mim.

    Espero tê-la ajudado.

    ResponderExcluir

Olá!
Fico feliz por sua participação!
É sempre bem-vinda!

Abraços.

Cristina C. C. Vieira