sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Colocação Pronominal - resumo prático

Posted by Cristina C C Vieira on novembro 30, 2012 with 2 comments

COLOCAÇÃO PRONOMINAL

    A colocação do pronome se refere a sua posição em relação ao verbo. Há três classificações de acordo com a posição do pronome.

a)   Próclise

    O pronome vem antes do verbo.

   Ex: Me disseram coisas horríveis a seu respeito.  (me – pronome oblíquo)
                verbo 

OBS: Não se inicia frases com o pronome antes do verbo, de acordo com a norma culta da gramática, portanto, a frase acima está de acordo com o uso coloquial, ou seja, do dia a dia. De acordo com a norma culta, a frase seria da seguinte forma:

Disseram-me coisas horríveis a seu respeito.

b)    Mesóclise

    O pronome está localizado no meio do verbo.

    Ex: Dir-se-ia se pudesse. (o pronome é o se)


c)   Ênclise

      O pronome vem depois do verbo.

      Ex: Diga-me, qual é o seu problema?  (o pronome é o me)
        

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, colega! Fui professora de Línguas e sei da importância de um espaço assim. Gostei e voltarei mais vezes!

    ResponderExcluir

Olá!
Fico feliz por sua participação!
É sempre bem-vinda!

Abraços.

Cristina C. C. Vieira