domingo, 27 de maio de 2012

As palavras: suas origens e histórias

Posted by Cristina C C Vieira on maio 27, 2012 with 6 comments
As palavras nascem, evoluem, transformam-se e, às vezes, desaparecem. A história de cada vocábulo está liada à história do homem, de sua fala, evolução, crescimento e transformação.

Ainda hoje é possível encontrar palavras do português antigo usadas na linguagem cotidiana de algumas regiões do país. Veja algumas delas.

Palavra / pronúncia / expressão

Época original
Onde sobrevive
“Dá uma esmolna pol’ amor de Deus”
(‘esmola’ já foi “eleelosyna”, depois “esmolna”)

Século XIII
Sul de Minas e interior de São Paulo
“Treiçom” e “treiçam”
(traição), no sentido de surpresa (de repente)

Século XVIII
Minas Gerais, Vale do Paraíba
“Desnudar” (no lugar de “mudar”)

Século XVIII
Sul de Minas, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Nordeste
“Despois” (depois)

Uso culto nos séculos XV e XVI

Sul de Minas
“Preguntar” (perguntar)
No século XVII eram usados alternadamente
Sul de Minas



Revista da Língua Portuguesa

6 comentários:

  1. Ei, Cristina, tudo bem? Bem, adoro seu blog, te sigo e adoro as coisas que você. Deixa eu te perguntar , sabe essa barra de "Leitura, Divirta-se, Textos, Álbum, Poesias e Desenhos? Pois bem, eu gostaria de colocar uma assim em meu blog. Você pode me dizer como colocou no seu? Mas se isso for tomar muito do seu tempo, pode deixa. Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá Wes!

    Obrigada por gostar e seguir o meu blog.

    Para criar uma página como eu tenho aqui no blog, você vai em Nova Postagem, clica em Páginas e depois em Nova Página e em seguida em Página em Branco e pronto.

    Será que ficou claro? Espero que tenho ajudado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristinaaaa! Consegui fazer à página (à página, ou a página? Rsrsrs, brincadeira). Muitíssimo obrigado! Que Deus te proeja sempre. Beijos e Paz!

      Excluir
    2. Que legal Wes! Fico feliz em saber!

      Beijos e Paz também!

      Excluir
  3. Eu consegui fazer um post, (Como você pode ver aqui http://ajoelhoutoma.blogspot.com.br/p/televisao-e-mais.html) mas não estou conseguindo fazer outros... Eu entro em páginas e vejo os nomes das páginas, mas só tem a opção "Editar | Reverter para rascunho | Excluir". Não estou conseguindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wes, para fazer outro post, você tem que clicar em editar, e coloca no início, no final, no local que você quiser. Sempre que for colocar novos posts tem que ser em editar e no final é só salvar.

      Excluir

Olá!
Fico feliz por sua participação!
É sempre bem-vinda!

Abraços.

Cristina C. C. Vieira