terça-feira, 14 de agosto de 2012

O parágrafo nos textos argumentativos

Posted by Cristina C C Vieira on agosto 14, 2012 with 2 comments

O parágrafo de um texto argumentativo pode ser construído de diferentes formas. Uma delas, a mais comum, é a que faz uso de uma declaração inicial. Esse tipo de parágrafo é introduzido por meio de uma afirmação, desenvolvida por ideias secundárias.

Outro tipo de desenvolvimento é o que faz uso de uma citação, ou seja, para fazer valer seu ponto de vista, o autor utiliza o pensamento de autoridades ou de especialistas no assunto. Também pode se valer de dados de pesquisa de órgãos ou entidades reconhecidos na área.

Outra forma bastante comum de desenvolvimento de parágrafo é a que faz uso de comparação.

Há também o desenvolvimento do parágrafo por meio do estabelecimento de relações de causa e consequências.

Outra forma de desenvolver o parágrafo é a que faz uso da interrogação, ou seja, o autor introduz o parágrafo com uma pergunta que é respondida pelo próprio texto. Trata-se, na verdade, de uma forma simpática de envolver o leitor e despertar seu interesse.

2 comentários:

  1. Cala sua boca, você não sabe nem o que é letras, você mora no RJ com certeza é favelada. Toma vergonha na cara. Professora? Você não consegue nem ensinar um passarinho a voar. Coordenadora? Só se for da Boate Kiss. Otária, vai Constancia la na china.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não mereceria uma resposta, aliás, se eu quisesse nem teria publicado, mas como respondo a todos os meus leitores, por respeito a eles estou respondendo. Por que você não escreve isso tudo mostrando a cara? Você, por acaso, me conhece? E você, sabe o que é Letras? Sou carioca sim, com muito orgulho! Não sou favelada e mesmo se fosse não teria problema nenhum nisso, pois sou uma pessoa humilde e sei do meu potencial. Sou professora, sim! E você não paga as minhas contas, portanto, não faça mais isso!!! Pois inveja, recalque são coisas ruins!!! E cada um merece aquilo que constrói. Construí uma carreira no Rio de Janeiro, que me orgulho e, aqui, onde estou morando, em Santa Catarina, está sendo melhor ainda. Pense muito antes de fazer um papel desses. Ah! E seja quem for, mostre a cara e assuma o que escreve ou fala!!!

      Excluir

Olá!
Fico feliz por sua participação!
É sempre bem-vinda!

Abraços.

Cristina C. C. Vieira