sábado, 29 de outubro de 2011

Como estudar

Posted by Cristina C C Vieira on outubro 29, 2011 with No comments
1ºMOMENTO

No início do estudo, para superar a dispersão e eliminar outros interesses, fazer algo decisivo: ler alto, escrever, resolver exercícios, a começar pelos mais fáceis, até "esquentar o motor" (obter concentração). Antes de começar o trabalho, marcar o objetivo, dizer a si mesmo até onde vai chegar, realizar pequenos objetivos de cada vez. Os planos muito arrojados terminam por desencorajar.

Começar o estudo por uma "visão de conjunto" como quem lê uma carta de um fôlego. Vá até o fim da lição. Não pare no meio. Fazer depois um resumo do que ficou. Não pensar, porém, que isto é aprendizagem! Quem aprende assim será sempre um superficial. Apanhar, primeiro, o sentido do todo, para depois atentar para os detalhes das partes. Agora pode-se começar a separar - detalhadamente - o que já se sabia do que não sabia. Ver se relembra fatos que confirmem ou contradigam o que está lendo. Isto é o que se chama "amarrar o novo no antigo". Se não fizer isso, a nova aprendizagem fica "boiando" na mente e facilmente se perde. Comparar o novo com o que já se sabe. Consultar o dicionário para que não fique uma única palavra do texto ou do problema cujo significado não seja, absolutamente claro. Muita dificuldade em aprender advém do fato de o aluno não ter clareza sobre o significado das palavras usadas. A primeira condição do estudo é codificar a mensagem: a enciclopédia dá um resumo completo e claro de todos os assuntos. Fazer um vocabulário com as informações obtidas nestas consultas.

2º MOMENTO
Procurar ver e compreender todos os detalhes. Mas ficando nisto não há aprendizagem. São apenas informações. Não perder, contudo, a noção de conjunto.

Fazer agora um esquema. Um esquema onde entrem todos os detalhes. Compreender é dividir e organizar. Contar, por exemplo, quantas informações são fornecidas pelo texto, fazer esboços do assunto, pois a visualização facilita a compreensão e fixação. Fazer desenhos esquemáticos: flechas, círculos, quadros, etc., geometrizando as ideias principais.

Fazer enumerações: transformar o texto em itens. Fazer itens é uma forma de esquematizar. Pôr os itens em determinada ordem crescente ou decrescente. Dar uma valor a cada item.

Grifar, sublinhar, pôr sinais à margem do livro. Um texto ou livro “estudado” fica todo riscado. Através destes sinais, mede-se a compreensão.

Não procurar decorar nesta fase. Mesmo sem querer, num estudo assim quase tudo vai ficando memorizado. Garantir a perfeita compreensão e ver como desaparece o fantasma da “decoreba”. O ato de decorar é um “subproduto” da compreensão perfeita.

Não se surpreender se a aprendizagem, à medida que caminha, torna-se mais difícil. No começo tudo é mais fácil, pois as noções são mais simples e muitas delas já se sabem. Ver a subida de uma escada: os últimos degraus são os mais difíceis, mas comprovam que já está quase no topo. É verdade que transpostas as dificuldades finais, haverá um “insight” e ficará dono do assunto.


3º MOMENTO

Procurar os princípios. As causas. Finalmente, estabelecer os pontos-chave. Conclusões, regras, definições, princípios, esquemas, diagramas são sínteses. Eliminar da investigação tudo que não for fundamental. Retirar os exemplos. Ficar com as orações principais. Obter um conceito é retirar dele, por abstração, tudo que for acessório e conservar o fundamental. Só a pessoa pode aprender. Ninguém aprende por ninguém.

Agora fazer o controle: ver se sabe aplicar o que pensa que aprendeu. Não se trata de repetir (que é outra coisa). Trata-se de aplicar em novas situações por generalização (um caso mais difícil) ou por transferência (um caso diferente).

Aprender é modificar as estratégias de comportamento. Às vezes, pensa-se que não está aprendendo, apesar do esforço que faz. Pura ilusão.

Para saber realmente um assunto o aluno deve ser capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos. Os exemplos e exercícios encontrados no texto servem para permitir a compreensão. Os exercícios têm um triplo sentido:

  • permitem o controle da compreensão do conteúdo estudado;
  • indicam o ponto onde ainda tem dúvidas;
  • completam e enriquecem o conhecimento, tornando-o mais sólido.

4º MOMENTO : COMO PROCEDER EM SALA DE AULA

Não seja tímido, a timidez atrapalha o seu desempenho, não há razão para temer o professor ou os seus colegas.

Na aula, faça perguntas, mesmo que o professor não goste. “É obrigação do professor retirar suas dúvidas”.

Quando o professor adotar a forma de aula expositiva, tome “apontamentos” durante a exposição. Não é copiar. Só os tópicos principais devem ser anotados, depois você reconstituirá a aula consultando os livros.

Peça ao seu professor para só dar “regras” depois de resolver muitos casos, em que elas se apliquem. A regra, vindo primeiro, torna a aprendizagem mecanizada e de fácil esquecimento. Para ouvir uma aula é preciso esforço consciente. Escute como quem discute com o professor, assim melhora sua concentração. Ouça como quem vai perguntar. Anote a “dúvida”. Duvide de tudo até obter provas.

Debata com alguns colegas, o debate é uma excelente forma de aprender, mas primeiramente estude só, apenas após ter noções do conteúdo é que você poderá debater com profundidade.

Caso não aprenda, não culpe os colegas. Será mera desculpa de suas próprias falhas. Quase sempre o defeito está em nós. Enfrente os obstáculos.

Ensinar a um colega é a melhor forma de aprender. Todos serão beneficiados com esta prática. Ao ensinar você perceberá que o tema fica mais claro para você mesmo.



V. COMO OBTER SUCESSO NAS PROVAS E TESTES

A preparação para provas e testes não deve ser feita através de “viradas” de última hora, mas, antes, através de um estudo consciente e continuado, distribuído racionalmente pelo tempo disponível.

Observe, portanto, as seguintes normas de ação:

a)   Prepare-se tranquila e conscientemente para a prova, teste.

b)   Seja persistente!
Estude com técnica, com interesse e com paciência. O bom resultado final é uma consequência natural de sua boa preparação. Trabalhe com persistência, mas, também, com calma.
c)   Faça a sua revisão tecnicamente. No período de revisão você não vai estudar tudo de novo. Não há tempo para isso e nem é necessário. Faça a revisão lendo nos textos as partes sublinhadas e as anotações feitas. Complete este trabalho estudando por resumos, esquemas e fichas.
d)   Leia a prova como um todo. Avalie as questões. Veja as que você conhece bem, as que conhece regularmente e as que parecem ser difíceis. Não se afobe em hipótese alguma, mesmo que o número de questões julgadas “difíceis” seja grande.
e)   Encare a prova com calma e otimismo. Nada de ansiedade, ela provoca tensão e diminui suas possibilidades de sucesso. Concentre-se, esteja atento a tudo e seja bem cuidadoso na resolução das questões propostas. Ouça atentamente qualquer instrução que seja dada pelo(a) professor(a) e leia com toda atenção as instruções constantes da prova.
f)    Inicie a resolução pelas questões do primeiro grupo (mais fáceis); passe depois para as do segundo grupo (dificuldade média) e só então as do terceiro grupo (difíceis).
g)   Aproveite bem todo o tempo da avaliação. Os momentos que lhes restarem devem ser usados relendo as suas respostas.

VI. COMO AGIR NO PERÍODO DE AVALIAÇÕES, PARA APROVEITAR TODO O SEU POTENCIAL

·         Cultive o desejo de ir bem.
·         Obtenha a informação antecipada sobre o tipo de prova a ser aplicada (se objetiva – múltipla escolha ou subjetiva - discursiva).
·         Substitua a preocupação e o medo pela autoconfiança.
·         Tente compreender o significado das questões para dar respostas coerentes.
·         Quando receber a prova. Leia as instruções.
·         Quando ler a pergunta, coloque-as no contexto.
·         Analise os termos usados e procure palavras-chave para descobrir a “verdade” da questão.
·         Administre o tempo de tal modo que possa responder a todas as questões.
·         Uma alimentação bem equilibrada é importante para o bom funcionamento do seu cérebro.

                                              Adaptação do livro: A Técnica de Estudar

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Cristina C. C. Vieira