sábado, 18 de junho de 2011

Trabalho - Fernando Pessoa e seus heterônimos

Posted by Cristina C C Vieira on junho 18, 2011 with No comments
       No dia 19 de maio de 2011, fui com as alunas do Ensino Médio, de uma escola em que trabalho, à exposição de Fernando Pessoa, no Centro Cultural Correios.

      Dessa visita, culminou num trabalho com o 3º ano do Ensino Médio, que rendeu ótimos frutos. O trabalho foi dividido em duas partes.

      Na primeira parte, as alunas ficaram com a incumbência de preparar um material à respeito dos seguintes heterônimos: Ricardo Reis, Bernardo Soares, Alberto Caeiro e Álvaro de Campos. Nesse material, teria que constar biografia, estilo e características de cada um, além de poesias para elucidar o trabalho. O trabalho foi apresentado em Power Point.

       Na segunda parte, as alunas criaram uma poesia baseada no estilo e nas características de cada heterônimo. Cada uma criou a poesia com base no seu trabalho. A poesia baseada no criador dos heterônimos, Fernando Pessoa, ficou  a meu encargo.

      A culminância da segunda parte do trabalho deu-se da seguinte forma: os poemas foram digitados com a mesma fonte e tamanho de letra, sem assinatura; antes da leitura das poesias, feita por mim, foi colocado no quadro branco, o nome dos heterônimos e de Fernando Pessoa e os títulos das poesias, pois as alunas teriam que relacioná-los; após feita a relação entre os títulos e os heterônimos, iniciei a leitura dos poemas. As alunas prestaram bastante atenção na leitura, que foi feita duas vezes, e anotaram a relação entre o texto lido e os heterônimos; a parte final foi a "descoberta" de quem escreveu a poesia, através das características e do estilo de cada heterônimo e do Fernando Pessoa contidas nos textos, e houve a verificação de quem havia acertado a correlação.

    As alunas conseguiram criar um texto com características de cada heterônimo estudado, visualizaram e discutiram as características e o estilo literário de cada heterônimo, além é claro, o estilo particular de cada uma.

    O trabalho foi excelente e fiquei muito orgulhosa dessas meninas. Recebemos parabéns da diretora da escola, pois ela assistiu ao trabalho. Fiquei muito feliz e por este motivo, resolvi compartilhar com vocês. E para a sua leitura, abaixo estão as poesias criadas pelas alunas e por mim. Boa Leitura!


SER POETA

O poeta é aquele que sente,
É aquele que escreve,
É aquele que certamente,
Nos poemas se atreve.

E aqueles que lêem, que interpretam,
Sofrem com o contraditório
Este mesmo, que os complementam
Na audácia de um poema simplório.

E assim, nas rodas da vida,
Gira, a entreter o coração
Nos afazeres do ócio,
O pensamento encontra a razão


(Foi escrito por mim, baseado no estilo e nas características
 de Pessoa Fernando)


PENSAMENTOS SOFRIDOS


Minha vida é um anseio
É o meu pensamento.
Minhas emoções submissas,
Minha mente imperador.

Num mundo insignificante
Onde tanta gente ocupa
Não hei de ser participante
Apenas escritor.

No meu quarto, meu livro
Em meu mundo vivo em paz
Minhas emoções de fora
Eu penso sagaz.

Minha audição relativa,
Escuto o que vejo
Não sinto emoções
Sofro pensamentos.

Minha vida me bate
Deixa-me escritor
Eu vivo na mente
Eu penso minha dor.

      
(Poesia escrita pela aluna Marina Zukin, com base no estilo e
 características do heterônimo Bernardo Soares)




O porto

Ai minha juventude
Lindas saudades
Vai a onda bem grande
Ali minhas lembranças levar
Rapaz sonhava acordado
Ontem, Já não é como hoje
De onde saiu esse navio
E aonde ele irá embarcar
Cá estou eu com a resposta
Ainda, porém, o navio não embarcou
Meu D"s acabe logo com essa agonia
Ponha o navio em seu porto
Ontem a onda devastadora
Sei que hoje a calma do Porto.

(Escrita pela aluna Rosa Malca, baseado no estilo e características
do heterônimo Álvaro de Campos)


DÍVIDA INTERIOR

Ao passar em uma estrada duvidosa
Com o ar indeciso aclamando na mente
Deixando o tempo envelhecer
Conservando pendências todo anoitecer.

Pendências são como chorume
São como calos encravados
Entranhando pressão fervente
Em cada poro
De uma pele fraca.

A que se deve tanta calamidade?
Decisões tomadas
Não decisões temidas!
Prescrito já está
No rascunho da vida.

O temer suscita oposto
Não há clareza
É contrário a fluidez
Da vida programada.

(Escrita pela aluna Gaby Kummer, baseado no estilo e 
 características do heterônimo Ricardo Reis)


A PASSAGEM E A PAZ

A passagem para o outro mundo é difícil!
Muito sofrimento,
Para os que estão indo,
E para os que ficaram
Possuo esse conhecimento, porque vi com meus próprios olhos
Papai e mamãe partiram quando eu ainda era jovem

A cura para isso é o tempo,
Só o tempo faz com que continuemos
Ver os animais correndo, sendo livres,
Ajuda também.
Perceber que os animais correm livres mesmo sem um pai ou uma mãe
Me dá forças para seguir e frente.

Não sei como é o outro mundo,
Temo que seja tão lindo como é o mundo em que vivo
Se for, estou pronto para ir
Dor com uma paisagem dessas não combinam
Mas paz e natureza sim combinam
E é isso que eu quero.

 (Escrito pela aluna Rachel Aghiarian, baseado no estilo e 
 características do heterônimo Alberto Caeiro)



0 comentários:

Postar um comentário

Olá!
Fico feliz por sua participação!
É sempre bem-vinda!

Abraços.

Cristina C. C. Vieira